Quarta-feira, 11 de Junho de 2008

Miguel Arrobas e Nuno Vicente prontos para a Mancha e nomeados embaixadores do Year of the Dolphin

Parabêns Miguel!!!

 

Texto in Jornal Record On-Line de 08-06-2008:

 

Os nadadores Miguel Arrobas e Nuno Vicente superaram hoje [domingo passado] condições mais adversas entre Farilhões e Peniche do que as que podem encontrar no Canal da Mancha, no último teste antes da travessia prevista para Agosto.

"Apanhámos muito vento, uma nortada brutal e ondas de 2,5 metros, num percurso que acabou por ser maior que os 24 quilómetros previstos, talvez na ordem dos 26. Se estiverem estas condições na Mancha, nem as autoridades locais permitem que entremos na água", disse hoje à Agência Lusa Nuno Vicente, que completou a travessia, entre as ilhas dos Farilhões e Peniche, em 7:05 horas.

Também Miguel Arrobas, que gastou 7:53 horas na travessia, sublinhou que as adversidades acabaram por concretizar um "excelente teste, mas muito duro" para a travessia do Canal da Mancha, que está prevista para a primeira quinzena de Agosto, em que ambos vão tentar nadar, em separado, os 32 quilómetros entre as costas da Inglaterra e França.

"A água estava muito fria, eu acabei por andar nas últimas duas horas em total sofrimento", referiu à Lusa Miguel Arrobas, da Associação de Nadadores dos Estoris, acrescentando que "as condições eram difíceis, mas superá-las foi muito bom".

Nuno Vicente, do Clube de Natação de Torres Novas, sublinhou que as "perspectivas são risonhas" para o Canal da Mancha, realçando a "companhia de golfinhos, durante a primeira meia-hora" da travessia, que faz parte da iniciativa da Câmara Municipal de Peniche, festival Sabores do Mar, que decorre até 15 de Junho.

Já este ano, os aventureiros nadaram, em duas etapas realizadas em dias consecutivos, os 54 quilómetros do rio [Zêzere] entre as barragens de Bouçã e Castelo de Bode em mais de 13 horas.

Em 2007, Miguel Arrobas, 33 anos, e Nuno Vicente, 29, nadaram durante 3:12 horas entre as ilhas Berlengas e Peniche (15,4 km), mais doze minutos entre Lagos e Portimão (16,5 km) e cumpriram a travessia entre Santo André e Sines (26 km) em 6:14.56 horas.

A travessia do Canal da Mancha é considerada a prova rainha mundial da natação de águas abertas, por ser um percurso longo, com correntes fortes e temperaturas baixas - até hoje, Baptista Pereira, em 1954 e 1959, foi o único português a conseguir o feito.
 

 

Notícia no site da YoD: Year of the Dolphin:


Portuguese swimmers Miguel Arrobas and Nuno Vicente appointed as Ambassadors of the Year of the Dolphin
Olympic swimmer Miguel Arrobas and Nuno Vicente dedicated their crossing starting from the island of Berlenga Farilhões to Peniche, to the cause of dolphin conservation.

 

Links:


- Notícia no Jornal Record 
- Portuguese swimmers Miguel Arrobas and Nuno Vicente appointed as Ambassadors of the Year of the Dolphin

publicado por anestoris às 23:48
| deixa um pirolito
1 comentário:
De Pista Quatro a 12 de Junho de 2008 às 22:30
Simplesmente fabuloso...
Com estas performance e naquelas condições até a Mancha parece mais fácil ...
Força rapazes...

Comentar post

- - pesquisa neste blog

 

- - Tabelas de Inscrições Actuais


Provas Inatel 08-09
(versão PDF sempre actualizada)

- - Fotos


Camp. Nacional Masters FPN Jun08
Camp. Nacional Inatel Jun08
Camp.Nacional Colectivo Inatel Abr08

- - Calendário

- - links da concorrência

- - pirolitos recentes

- - I Open de Natação Master ...

- - 1ª Travessia Primo Ferrei...

- - 16º Circuito de Nataçao d...

- - Setubal Bay: 2.500m domin...

- - Miguel Arrobas e Nuno Vic...

- - Chuva de Recordes no X Ca...

- - VI FONTE DA TELHA MAR - 5...

- - I Águas Abertas - AQUAPOL...

- - Inscrições em aberto: cam...

- - Séries para o Torneio da ...

- - pirolitos do passado

- - Julho 2008

- - Junho 2008

- - Maio 2008

- - Abril 2008